quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Vicky Cristina Barcelona

Acabo de voltar do cinema e me deu uma vontade tremenda de dar uma de crítico. Sou o amante desta arte, amante de bons filmes e recém-comecei a fazer uma coleção de DVDs. Enfim, o filme realmente é bom. Peco e confesso: não sei porra nenhuma dos filmes de Woody Allen. Mas, aqui vai...

Escrito e dirigido por Woody Allen, o filme vem com toda a sensualidade, todo o romance de Barcelona sem mostrar vulgaridade. Os cenários, a fotografia, tudo em ótima sincronia com a história. O enredo é simples, duas turistas americanas que acabam conhecendo um charmoso pintor. Mostrando diversos pontos de vista sobre paixão e amor, o filme tem personagens complexos e, ao mesmo tempo, comuns.

Diálogos inteligentes, o filme não é mais um romance barato feito para adolescentes sem cultura. Closer (com Julia Roberts e Natalie Portman) aborda o assunto de uma maneira diferente, porém, bem mais vulgar. Enquanto Closer mostra certa vulgaridade presente na sociedade, Vick Cristina Barcelona mostra tudo numa maneira mas artística e menos possessiva quanto ao corpo de outra pessoa (ou seja, a putaria rola solta num tom sensual, mas longe do vulgar). O diálogo de Closer é adulto, mas comum demais, porém, surpreendente: em situações, pessoas realmente falam o que sentem de maneira sexual. Na obra de Allen, sexo era uma mera conseqüencia da atração.

Nenhum comentário: