segunda-feira, 6 de abril de 2009

Indignação.

"Você é evangélico?"
"Não."
"Católico?"
"Não."
"Qual sua religião, então?"
"Sou ateu..."
"O QUÊ!? COMO ASSIM!? VOCÊ É O DEMÔÔÔÔÔÔNIO!!!"

Certa vez uma garota evangélica me contou uma história. Era uma vez uma família, era dezembro e todos viajariam de carro. Colocavam tudo no carro às pressas, quando a empregada falou: "Vão com Deus", a mãe da família, brincalhona, responde "Só se ele for no porta-malas, porque aqui tá lotado." Então, durante a viagem, um acidente, todos morrem, porém, uma caixa de ovos que estava justamente no porta-malas estava intacta.

Minha resposta? Argumentei coisas bem simples, se isso ocorreu quer dizer que Deus assassinou uma família só por ter dito aquilo? Condenou vida inocentes e salvou uma caixa de ovos? Ela ficou sem resposta e voltamos a assistir a aula.

Quando digo que sou ateu algumas pessoas ficam surpresas. Mas, sério, eu é que me surpreendo muitas vezes em saber que, mesmo com todo o conhecimento filosófico de hoje, há pessoas que acreditam em deuses. Isso é realmente estranho, acredite.

O que você pensaria de um homem adulto acreditando que Papai Noel vai deixar seu presente debaixo da cama? VocÊ estranharia, diria que Papai Noel não existe, a pessoa se revoltaria e você ficaria com raiva. Mesma coisa comigo, muitos tentaram me converter, mas porra, eu tento converter alguém a acreditar em Papai Noel?

A questão é: por que há pessoas que acreditam em Deus?

Se você acredita, provavelmente seus pais acreditam, se seus pais acreditam, seus avós também, e assim vai. Poucas pessoas duvidam da palavra de pai e mãe, é uma questão cultural.

"Não foi Deus que crieou o mundo."
"Foi sim."
"Não, foi uma grande explosão chamada Big Bang."
"Como cê sabe? Tava ká pra ver?"
"Você tava lá quando 'Deus' criou o mundo pra saber?"

É através da alienação que se pode controlar o povo. E a maior alienação que existe é justamente a crença em deuses, homens invisíveis que ficam no céu olhando tudo o que você faz.

3 comentários:

Jean Bitencourt disse...

Tae uma discussão que terminaria nunca... religião é algo que n se descute, pois cada um tem uma ideia diferente e isso gera muitos conflitos... Eu particularmente sou ateu, pois com todas essas religiões cada uma dizendo algo eu prefiro não acreditar e ir pro lado da ciencia que é muito mais certa do que a bibila por exemplo diz...

Parabens pelo blog...

http://webmaster-jp.blogspot.com/

Silvana Persan disse...

por muito tempo minha frase no MSn foi "Jesus, se tiver existido, deve ter sido um cara legal. O problema é o fã clube dele..."
não por acaso, não pq eu achei uma frase engraçada, mas pq a cada dia fica mais claro que eu respeito os deuses bem mais que os que dizem acreditar neles.
eu não sou atéia por acreditar em coisas que o ateísmo não acredita, tbm não posso me colocar como agnóstica por não acreditar em coisas que o agnosticismo acredita, devo me encaixar melhor no ceticismo.
já aconteceu comigo, bem mais do que eu gostaria, de pessoas se afastarem após saber da minha descrença, como se isso fosse uma doença contagiosa. e olha que eu não sou do tipo "neo-ateu" que quer converter os outros...
e ainda tem aquela situação famosa "sabe? apesar de vc não acreditar em deus, até que vc é uma pessoa legal", a qual eu aprendi a responder com "pois é, apesar de vc ser cristão, de o cristianismo ter matado tanta gente, destruído tantos lugares e culturas, vc tbm é uma pessoa legal".

ó vida...

VN's disse...

Bom, você escolheu dormir um pouco mais aos domingos. Não vejo nenhum desrespeito nisso, a Instituição da Igreja é que não respeita lá as diferenças diferenças.